Aposentadoria mesmo sem contribuir, conheça o benefício do governo

A aposentadoria é o sonho de muitas pessoas, pois é o momento da vida em que não é preciso acordar cedo para trabalhar, já que o governo deposita todos os meses um salário que é fruto de anos de trabalho. Só que uma boa parte da população passa a vida toda sem conseguir trabalhar de carteira assinada e, consequentemente, não contribuem para a Previdência Social.

Mas você sabia que há uma forma de receber um salário sem precisar de ter contribuído para a Previdência? Isso mesmo! Confira conosco.

Como posso me aposentar sem ter contribuído?

O Governo Federal possui um programa que concede uma espécie de aposentadoria para pessoas que nunca contribuíram. Trata-se do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Esse programa foi regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), por isso é muito comum confundir esses dois termos, embora possuam a mesma finalidade.

Quais são as regras deste programa?

O BPC é destinado a dois distintos grupos da população.

1. Idosos: As pessoas com idade mínima de 65 anos podem ter acesso a este benefício, desde que provem ser de família de baixa renda. Não é exigido tempo de contribuição.

2. Pessoas com deficiência: Pessoas com qualquer tipo de deficiência (física, sensorial, mental ou sensorial) de longa duração que sejam de família de baixa renda e de qualquer idade podem ter acesso ao BPC.

Como comprovar a baixa renda?

Primeiramente é obrigatório possuir o Cadastro Único dos Programas do Governo Federal (CadÚnico). Para provar que a família tem baixa renda basta levar todos os documentos das pessoas que moram na mesma casa com os respectivos comprovantes de renda. A renda familiar deve corresponder a, no máximo, um quarto do salário mínimo, equivalente a R$ 249,50.

Para realizar este cálculo basta somar o ganho mensal de cada familiar e dividir pela quantidade de pessoas que moram na mesma casa. Lembre-se que o valor total não pode ultrapassar a marca citada acima. Para mais informações acesse o site da previdência ou dirija-se a um posto do INSS.

38 Comments

  • Eu presciso porque tenho 60 anos sou sega do olho direito e do outro so enchergo 20% tenho bronquite cronica sou inpertenca a 10 anos sera que eu tenho chançe?

    • Eu preciso de.ganhar uma pensão vou fazer 59 anos nunca trabalhei dê carteira assinada nem paguei e n ss como faço pra reseber

  • Gostaria muito d partipa tenho 60anos tem astrozi n consigo trabalhar mais

    • Dei entradá no loas dia 10 de junho pois tenho meu umero quebrado desde novenbro de 2018 sem conseguir operar tenho 62 anos meu companheiro tem cancer e vivemos com doaçoes por favor nos ajudem

      • Tramandaí

    • Sou renal crônica em hemodiálise a 5 anos será q consigo está benefício?

    • Eu comecei a trabalhar bem cedo, da idade normal, mas de carteira assinada tenho 8 anos só.hoje estou com 56 anos,na mãe trato pra depressão,e estou com sérios problemas de osteoporose,a médica disse que um abraço apertado pode quebrar, não consigo mais trabalhar, dependo do filho pra tudo,, queria saber se consigo me aposentar.

  • estou cadastrada no cadastro único e sou de renda baixa moro na área rural tem um bebê de 2 meses e uma menina de 5 anos realmente preciso para ter uma vida mais digna ficou menos dificuldade de alimentação ainda utilizo a água do rio porque não tenho condição de pagar a água que vem da rua cozinho a lenha porque meu fogão poucos dias estragou estou mesmo precisando minha casa é simples mas sei que Deus vai ter misericórdia😢😇👪👼💔

  • Olá eu me chamo ivanilde Cavalli, tenho 53 anos contribuí com INSS 1 ano e 9 meses somente, pois devido a depressão q sofro a mais de 18 anos, tomando remédios controlados, fiz uma perícia e me negaram, oque devo fazer? Wuem tem doenças crônicas não tem direitos de aposentadoria?

  • Boa noite me chamo Nereide Colombo tenho 60 anos e não consegui me aposentar por idade pq faltam 2 anos para completar 15 anos de contribuição moro sozinha não tenho família por enquanto estou recebendo auxílio doença até agora em dezembro vou tentar me aposentar por invalidez se não conseguir vou ter quê ir atrás de receber o loas como faço

    • MEU NOME É JERUZA O.DA SILVA BONFIM. NÃO CONTRIBUI COM A PREVIDÊNCIA. PRECISO ME APOSENTAR TENHO DIABETES ALTA PRESSÃO ALTA .COLESTEROL ALTO e problema na coluna bico de papagaio. Vou fazer 55 anos .só meu marido trabalha o ganho dele é de 1.700 reais. Me ajuda por favor somos em 5 pessoas

  • Já tentei várias vezes e nao conseguí

    • Tenho 55 anos já contribui 9 anos como fazo pois não trabalho mas

  • Minha tia tem 60 anos moea sozinha nao tem filhos é doente custa a caminhar pois o problema dela é nos nervos dos pés não consegue trabalhar mais e não consegui nenhum benefício. Até o INSS dela não consta nada de contribuição sendo q ela trabalhou anos de carteira assinada😥???

  • Gostei muinto dessa informação porque já tenho 52 anos sou trabalhora rural e nunca tive carteira assinada

  • Não endo ótimo p quem tem 65 mais porque que e tão difícil conseguir pensão por morte de união estável minha amiga até hj não conseguiu nada

    • Graças a Deus, pois já faço 65em abril,sei que é maravilhoso demais.nao consigo trabalhar mais.

      • Muito obrigada pela informação,

  • Tenho 60 anos contribui alguns anos falta 9anospra completa 15anos volto pagar ou espero o loas

    • Dei entrada no loas ano passado, tenho 66 anos tenho um ano e três meses de contribuição, quando trabalhava tive que parar de trabalhar pra cuidar da minha mãe que ficou doente, e logo assim tive que cuidar do meu pai que logo que minha mãe faleceu ele também adoeceu, cuidei dele 10 anos, quando meu pai faleceu quando consegui um emprego minha irmã mais velha que tinha problemas de TOC teve AVC e tive que cuidar dela esse ano minha irmã faleceu e com o benefício dela do LOAS que nos sustentava hoje não tenho renda e até agora o INSS não me deu nenhuma resposta.

  • E eu dona de casa,com artrose e inflamação do sacro eliaco tenho 52 anos tenho muitas dores eu posso aposentar nunca trabalhei pra fora só em casa

  • Dei entrada desde março de 2019 até agora está em análise.e eu não sei como e

  • ótima ideia pois há muitas mulheres que deu a sua vida pra manter os filhos e esposo e esqueceram da própria vida.
    Isto é um grande progresso , não ficar no abandono.👏👏👏

    • Graças a Deus, pois já faço 65em abril,sei que é maravilhoso demais.nao consigo trabalhar mais.

      • Concordo plenamente

  • Olá,
    Desde os meus 16 anos de idade sempre trabalhei mas nunca de carteira assinada. HoJesus estou com 49anos, desempregada, tenho cancer no pulmão, estou em tratamento pelo SMS porque não tenho como fazereferência particular. Como devo agir para colocar seguir uma apisentadoria pelo INSS?

    • Tenho 62 e 7 meses não tenho renda neuma sempre trabalhei a minha vida toda sem carteira assinada mais em 2016 Trabalhei um ano e dez meses de carteira assinada como posso fazer para aposentar me ajudem pois passo muita necessidade minha idade não querem mais me da trabalho por favor me ajude

  • Boa tarde como pode me diz um rapaz Est á com câncer no maligno deu entra e foi negado alguém pode me dizer o pq eles fazer isso para pessoas que realmente precisa será que tem explicação tanta crueldade

    • Oi boa noite tenho uma filha totalmente dependente precisa se feito tudo pra ela ela resebia um salário a muitos anos agora que eu me aposentei e meu marido ganha um pouco mais que um salário acham que ela não precisa mais disso onde fica os direitos dos deficientes que precisam de fralda e remédio que agente não ganha no posto porque não ganham verba pra comprar fraldas

  • na verdade só tem direito se o cidadão apresentar atestado de pobreza,já fiz perícia duas vezes,tive AVC ,apresentei toda documentaçã,gasto muito com medicação remédios caros,mesmo assim não consegui nem auxílio doença,tiram do trabalhador para dar aos políticos que já são ricos

  • Vou fazer 65 anos em Março de 2020 em tenho 15 anos e cinco meses de contribuiçao vou tentar me aposentar por idade, se nao conseguir vou tentar o BCP. Pois moro sozinho e sou cadastrado no cadastro unico do governo federal. Todos os meus familiares. Mulher e dois filhos faleceram. So sobrou a minha pessoa.

  • *Sou o portadora de oxigênio 24 hoas ligada na luz. Nao tenho renda nem uma nao saio de casa quando da compro remedios p tenho q comer.
    Dei entrada no Loa a 1ano atraz to na espera vivo de doaçao ,sou sozinha so por Deus.*tenho efezema e sou infartada,coracao grande.

  • Completei 60 anos agora dia 13/01/2020 tenho 9 anos anos de contribuição paga! Será quê posso me aposentar?!…

    • Tenho 63!de idade meu marido um salário mínimo.. não dá trabalhei.. muito tempo..na roça desde meus 7anos.ate ao 19 na roça.tenho pressão alta vai até 24.por8.sou impertensa.levado balaios de milho.na debulhadeira na época perdi.as.pontas de 3 da mão direita.cortes profundos.honde causou o incurtamento do.braso.da mão direita honde não consigo custura.nao.cosigo.abutuar uma brusa..estou com carata.nas.duas.vista.ta muito difícil.s.o s..nas.em.nome.do senhor Jesus Cristo 🙏🏼🙏🏼.me ajudem.que essa Messenger.caia.nas.mao.de.um.filho.de.Deus ou filha.de Deus abençoe a todos vcs em nome do senhor Jesus Cristo obrigada.

  • Minha esposa e analfabeta ela e da paraiba e nunca frequentou uma escola a mãe dela morreu quando ela nasceu e então sofreu muito colocaram ela no lixo.graças a Deus uma senhora a criou.ela trabalhou muito aqui no rio só que antigamente as patroas não assinavam a carteira. Ela tem 68 anos e não tem nenhuma renda ela pode ter direito? Valdeneir.

  • Bom dia.. trabalhei muito sem registro só tenho 13 de contribuição na previdência vou fazer 65 anos 25/07/de 2020 eu fiz o cadastro único mais até agora não recebi nada tenho problemas de saúde e não consigo trabalhar não tenho renda nem uma vivo com ajuda da pessoas de bom coração preciso urgente de uma renda não tem como viver sem uma renda por favor se puderem me ajudar a resolver a minha situação eu agradeço muito obrigado

  • Tenho 62 anos, mas nao tenho 15 anos de contribuição. Gostaria de saber como devo proseguir, estou desempregada…nao consigo trabalhar, tenho alguns problemas ..

  • Eu preciso de.ganhar uma pensão vou fazer 59 anos nunca trabalhei dê carteira assinada nem paguei e n ss como faço pra reseber

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *